Pesquisar:

Institucional

Palavra do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

João Carlos Gomes

Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

O Brasil precisa inovar para alcançar novos patamares de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural. O total de patentes que um país possui é um dos termômetros do seu nível de inovação e de perspectivas de qualidade de vida das pessoas.

  O Estado do Paraná possui uma estrutura considerável de institutos de pesquisa e de instituições de ensino superior, os quais produzem conhecimento científico e tecnológico. No entanto, a inovação só pode ocorrer quando essa produção científica e tecnológica estiver disponível para a sociedade, transformando-se em negócios, gerando emprego, renda e inclusão social.

 O panorama internacional relativo ao registro de patentes revela que temos uma grande caminhada pela frente, mas passos fortes e decididos já foram dados.

 A 3ª Edição do Catálogo de Patentes das Instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Paraná revela o resultado do esforço daqueles que acreditam na inovação e se dedicam para colocar o estado e o país em um patamar adequado entre aqueles mais desenvolvidos. Parabéns aos seus idealizadores!

 Que este instrumento sirva de consulta e de incentivo para aqueles que aceitarem o desafio da inovação.

 João Carlos Gomes

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior