Red TT->INOVA

Atenção: Novo site da Rede TT INOVA

http://www.redettinova.com

1. Título do projeto: Rede Ibero Americana de Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica Competitiva

2. Acrônimo: TT->INOVA

2.1 Documentos Importantes do Projeto -> Clique aqui

2.2 Calendário de Eventos - > Clique aqui

3. OBJETIVO GERAL
Estruturar uma rede transnacional de transferência de tecnologia para promover o aumento da competitividade de micro e pequenas empresas vinculadas a ambientes de inovação das regiões participantes, por meio do compartilhamento e aprimoramento de modelos e práticas de transferência de tecnologia, acelerando o processo de consolidação de empresas de base tecnológica, de modo a ter um elevado impacto nas condições socioeconômicas locais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A. Disseminar a Rede e as ações que serão realizadas por esta;
B. Mapear cenários de demandas e ofertas de tecnologias e identificar seus gargalos;
C. Realizar rodadas transnacionais para difusão de modelos e práticas de transferência de tecnologia, viabilizando a realização de negócios e a interação entre empresas e atores dos ecossistemas de inovação;
D. Proposição de plataforma transnacional de transferência de tecnologia.

PARTICIPANTES
Todos num projeto único, integrado, reunindo parceiros heterogêneos, com sinergia, objetivos comuns e focados:

Argentina: IDEAR; SAPEM-UNL; UNCuyo; UNPSJB; MinCTIP

Bolívia: UTT-EMBATE

Brasil: INTEC/TECPAR; BIOMINAS; CELTA; Genesis; Inovaparq; MIDI; RAIAR; SUPERA; UFSC

Espanha: PRUAB

México: I2T2

Panamá: UTP INCUBA

Portugal: IPN; CSP

Uruguai: Khem

APOIOS: 45 declarações de todos os países participantes, por exemplo:

Argentina: Red VITEC; Universidad Nacional de Litoral
Bolívia: Viceministerio de ciencia y tecnologia/Ministerio de Educación; Univ. P. Sta Cruz de la Sierra
Brasil: ACATE, SETEC/Ministério de CTI; FORTEC; ANPROTEC 
México: Red OTT

Adicionalmente, El Salvador não tinha incubadoras, mas também é um país adicional que nos apoia e que visa durante o projeto criar incubadora.

4. Metodologia e plano de trabalho
A) Descrição da metodologia proposta:
Meta A. Disseminar a Rede TT->INOVA e as ações que serão realizadas


Esta Meta é a mais importante uma vez que identifica e mantém os relacionamentos ativos entre os membros da rede, pois acelera, aprofunda e dissemina o conhecimento dos atuais parceiros, identifica e mobiliza novos e amplia ainda mais a participação destes nos ecossistemas de inovação de cada país participante, fomentando não apenas os parceiros locais, mas também stakeholders externos, não integrantes da rede.

Neste contexto, será realizada a reunião de Kick Off do Projeto com a participação dos representantes de cada país integrante da proposta. A depender da data do início do projeto, a previsão é que ocorra durante um evento nacional de um dos países, provavelmente no Brasil, dado que o maior número de parceiros está neste país, e o orçamento inicial é reduzido no primeiro ano.


Serão desenvolvidas conjuntamente ferramentas comuns para uniformizar a comunicação, tais como: modelo de apresentação padrão, orientações com informações mínimas para divulgação da Rede na homepage de cada integrante participante do projeto, modelo de Calendário de Eventos, para promoção dos eventos já existentes em cada um dos países participantes, que seja de interesse mútuo e Agenda de atividades que o projeto se propõe a realizar ao longo do ano.


Ainda nesta meta, propõe-se realizar a mobilidade de pelo menos um participante de um país, que terá como missão apresentar a Rede, em evento nacional anual de outro país e também de conhecer o sistema local de inovação, buscando identificar sinergias e realizar benchmarking das melhores práticas. A periodicidade pretendida é que pelo menos uma vez por ano, estas atividades ocorram com cada país participante.


Pretende-se com isso aumentar o número de participantes (organizações, pesquisadores, não pesquisadores, países), disseminando a Rede, inclusive fora da área do CYTED.


Meta B. Mapear cenários de demandas e ofertas de tecnologias e seus gargalos


Esta Meta vislumbra que os parceiros se conheçam melhor, identificando e reconhecendo gargalos e dificuldades de cada um. Serão estruturados conjuntamente os Formulários para mapear estes GARGALOS para internacionalização e DEMANDAS E OFERTAS de tecnologias das empresas inovadoras de base tecnológica.


Para tanto, serão utilizadas ferramentas já existentes no mercado que visam orientar os levantamentos de dados, sua sistematização e o processamento das informações. O preenchimento dos formulários será realizado pelas empresas de cada organização participante.
Para sintetizar as informações processadas serão elaborados Sumários Executivos em conjunto com os parceiros do projeto.

 Meta C. Rodadas transnacionais de negociação associadas à capacitação e aos painéis de benchmarking de modelos e práticas de transferência de tecnologia, com os atores dos ecossistemas de inovação.


Esta Meta pretende viabilizar aos participantes do projeto um aprimoramento de sua competitividade, identificando possibilidades de novos negócios, tendo como referência as informações dos painéis e das capacitações oportunizando um formato que permita um melhor aproveitamento dos conteúdos disponibilizados.


A programação será elaborada previamente e em conjunto com os participantes. Para promover um maior engajamento do público alvo, serão organizados, juntamente com eventos reconhecidos e de âmbito nacional e/ou internacional, que tenham um apelo para micro e pequenas empresas. Espera-se, contudo, que os custos sejam menores, uma vez que se propõe a realização de ações sinérgicas amparadas por outras fontes de financiamentos. Associada a cada rodada espera-se ainda que ocorra reunião dos participantes da Rede TT- >INOVA.


Meta D. Plataforma transnacional de transferência de tecnologia


Esta Meta visa à integração, mesmo que de modo virtual, dos participantes da Rede em torno de Plataformas Nacionais já existentes em cada país, para Match Making de desenvolvedores e demandantes de tecnologia.


Pretende-se que o uso transnacional deve levar não só à identificação de diretrizes e recomendações de melhorias, como também, potencializar a criação de Plataforma Transnacional, mesmo que esta necessite de outros recursos e um acordo internacional para sua efetiva implementação.
Espera-se ainda que a vivência integrada da Rede conduza à identificação de sugestões de melhorias e adequações de arcabouços legais nacionais, bem como de protocolos e tratados internacionais, que visem facilitar a transferência de tecnologia transnacional.


Propõe-se que as ações previstas nesta meta sejam realizadas pelos próprios participantes da Rede financiadas pelas suas infraestruturas e organizações locais.


Meta E. Reuniões, Relatórios Técnicos, Material Bibliográfico e Prestações de Contas.


Serão realizadas reuniões virtuais periódicas, a exemplo das reuniões de estruturação e concepção deste projeto. Pretende-se realizar pelo menos cinco reuniões presenciais e outras 15 virtuais (conference call), a depender dos recursos a serem aportados durante o projeto. A coordenação do projeto, com o apoio do FORTEC e da ANPROTEC, elaborará anualmente o Relatório Técnico e a Prestação de Contas, que serão submetidos aos participantes da Rede antes de serem finalizados.


Cada participante partilhará e disseminará as Plataformas Nacionais de Transferência de Tecnologia já existentes em cada país para Match Making de desenvolvedores e demandantes de tecnologia, visando estimular o uso e promover uma maior divulgação das iniciativas do projeto.

B) Enumeração e descrição das atividades a realizar durante o período total de duração da proposta:

ANO 1:


A.0 - Realizar a Reunião de Kick Off do Projeto.
A.1 - Criar apresentação padrão para disseminação d a Rede.
A.2 - Divulgar a Rede na home page das organizações participantes.
A.3 - Apresentar a Rede em evento nacional anual de cada país. A.4 - Elaborar o Calendário de eventos partilhados publicamente. A.5 - Elaborar a Agenda de eventos comuns.
A.6 - Disseminar a Rede visando aumentar as organizações e os membros da equipe.
B.1 - Estruturar o Formulário para mapear seus GARGALOS para internacionalização, desenvolvimento de tecnologia, e inovação.
B.2 - Mapear GARGALOS para internacionalização.
B.4 - Desenvolver o formulário para mapear DEMANDAS E OFERTAS de tecnologias para Match Making de desenvolvedores e demandantes de tecnologia.
D.1 - Disseminar e estimular o uso das Plataformas nacionais já existentes.
E.1 - Elaborar Relatório Técnico Parcial, Material Bibliográfico e Prestação de Contas.

ANO 2:


Atualizar a documentação das atividades A2, A4 e A5. Continuar as atividades A.3 e A.6. Atualizar e melhorar o mapeamento da atividade B.2, B5 e B6.
B.3 – Sumario executivo do mapeamento dos GARGALOS para internacionalização, desenvolvimento de tecnologia, e inovação.
B.5 - Mapear OFERTAS E DEMANDAS de tecnologias das empresas.
Realizar as Atividades C.1, C.2 e C.3 de rodadas de negociação para Match Making, painéis internacionais de partilha de gargalos e soluções, e Treinamentos/Oficinas.
B.6 – Elaboração e divulgação do sumário executivo de DEMANDAS E OFERTAS de tecnologias para Match Making de desenvolvedores e demandantes de tecnologia.
Continuar as atividades D.1 e D.4 de disseminação de melhores práticas e, ao mesmo tempo, estimular o uso das Plataformas Nacionais de Match Making.
D.2 – Criar Homepage da Rede TT->INOVA e diretrizes para a elaboração de uma Plataforma Transnacional de Match Making de desenvolvimento e demanda tecnológica.
D.3 - Sugerir adequações de arcabouço legal.
D.4. Disseminar as melhores práticas dos países membros.
E.1 - Elaborar Relatório Técnico Parcial, Material Bibliográfico e Prestação de Contas.

 

5. Resultados esperados


A) Benefícios e repercussão previstos para os países alvo indicando o(os) utilizador(es) final(is):
- Conhecimento e acesso a propostas de adequação dos arcabouços legais de transferência de tecnologia nos vários países visando internacionalização;
- Melhoria da balança comercial de alta e média alta tecnologia;
- Diminuição da taxa de mortalidade das empresas, aumentando renda e oferta de emprego;
- Incremento das tecnologias disponíveis para melhoria das condições de vida da população;
- Maior interação do ecossistema de inovação local com integrações internacionais;
- Aumento das possibilidades de viabilização de soluções tecnológicas com potencial internacional;


B) Repercussão em capacitação. Explicitar a contribuição esperada da Rede Temática em formação de recursos humanos (em todos os níveis acadêmicos):
Formação de recursos humanos com qualidade transnacional que lhes permitirá maior taxa de sucesso.
Formação em vários níveis:
- Cursos de curta duração sobre os diversos aspectos de gestão e competitividade das empresas inovadoras de base tecnológica;
- Especializações que já existem de boa qualidade e m diversos países serão fornecidas sem custo;
- Doutorados e Mestrados profissionais de âmbito nacional com material partilhado e estímulo a alunos e professores estrangeiros, a exemplo do PROFNIT que está na CAPES (Brasil) (Mestrado Profissional em Cadeia Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação).


C) Plano de Difusão (incluindo cursos e seminários, artigos e livros, patentes e reuniões com indicação de possíveis participantes e países de origem):
Os mecanismos comunicação e disseminação serão variados:
- Mailing list da Rede TT->INOVA e mailing list dos parceiros que apoiam;
- Apresentação em Eventos de referência nacional em cada país participante;
- Homepage semente da futura Plataforma Transnacional de Match Making de desenvolvedores e demandantes de tecnologia

D) Repercussão no setor produtivo: Compromisso de contribuições de instituições, montante e tipo de compromisso. Transferência de resultados prevista:


Espera-se que as RODADAS DE NEGOCIAÇÃO aumentem o n úmero de Match Makings internacional entre os atores do ecossistema de inovação de cada país participante.


Espera-se ainda que empresas incubadas atinjam um grau de maturidade para se graduarem ao longo do projeto e que cada país melhore seu desempenho em termos de exportação de tecnologia, consolidação organizacional das incubadoras, revisão e adequação dos arcabouços legais, etc.


E) Sustentabilidade da Rede temática. Viabilidade técnica e econômica da Rede depois de terminado o apoio do CYTED:
A Rede TT->INOVA atua justamente no gargalo empresarial dos países Ibero Americanos que é a exportação de produtos de alta e média alta tecnologia e os seus consequentes impactos sócio-econômicos.


Assim espera-se, que quando o apoio do CYTED a esta proposta finalizar, a Rede TT->INOVA continuará a existir, dada que a necessidade de transferência de tecnologia das empresas será uma demanda de mercado constante, mas aprimorada pela visão, práticas e rede de conhecimentos transnacional implementadas.


As parcerias frutuosas advindas do Match Making deverão continuar, dado o interesse das empresas envolvidas.
As propostas de adequação do arcabouço legal, articuladas com as Organizações que fazem parte do projeto e com o Setor Governamental, sendo realizadas, continuarão a beneficiar os membros deste projeto, assim como as empresas dos diversos países envolvidos.

6. Justificativa


A) Originalidade da proposta:


Pela primeira vez, os integrantes desta proposta, incubadoras de empresas e organizações do ecossistema de inovação, reúnem-se tendo como fator aglutinador esta chamada CYTED. A possibilidade de interação de diversos países e suas incubadoras em diferentes estágios de desenvolvimento, formando uma rede transnacional que visa à transferência de tecnologias e o Match Making com uma postura proativa advindo dos interlocutores diretamente ligados as empresas inovadoras de base tecnológica é o contexto que merece destaque.
Cabe ressaltar ainda, igualmente, outro diferencial referente à presença de organizações gestoras e associativas dos setores governamental, de transferência de tecnologia, acadêmico, e empresarial:


- Associações Nacionais e Transnacionais de NITs UVs, OTTs, e similares (FORTEC, Red Vitec, Rede das Redes de NITs da América Latina e Caribe conforme a Carta de Querétaro, e outras);
- Associações de Incubadoras;
- Agências Governamentais (Vice-Ministerio de CyT d e Bolívia, Brasil, El Salvador, e outros). Deste modo ampliam-se as possibilidades de atingir um número muito maior de empresas e organizações do que as supracitadas. Estes fatos maximizam as possibilidades que as ações da Rede atinjam muito mais empresas incubadas e sejam geradoras de tecnologia ou gestores de tecnologia de sucesso.


Os países da Rede mostram alta heterogeneidade em termos de tamanho, população, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no entanto, estão unidos pela premência de aumentar a Balança Comercial de Alta e Média Alta Tecnologia. Alguns países têm centenas de incubadoras, enquanto que outros têm menos de uma dezena. Os tecidos sociais a serem alcançados são diversos em termos de tradição tecnológica. As incubadoras participantes são também heterogêneas em grau de maturidade, existem aquelas bem experientes com décadas de existência, e outras no início de sua vida. Esta diversidade, unida em torno da necessidade de internacionalização das empresas de base tecnológica, deve potencializar não somente a fértil troca de experiências, como também que as soluções desenvolvidas possam ser utilizadas por todos os participantes e não apenas por um pequeno grupo, com características muito semelhantes. Deste modo, a robustez do projeto e dos resultados esperados é deveras alta.


A Rede TT->INOVA pressupõe garantir que com a disseminação de suas ações, as ferramentas e instrumentos gerados por este conhecimento compartilhado sejam intensivamente utilizadas pelo público alvo. Não obstante a isso, com a criação de um Portal específico da Rede TT->INOVA, visando à futura Plataforma Transnacional de Match Making de desenvolvedores e demandantes de tecnologia, serão intensificados esforços para identificação de outras fontes de recursos para que, quando a Rede TT->INOVA começar a gerar seus primeiros resultados, estes possam estar sendo suportados pelos programas mais adequados a realidade de cada país.

Pretende-se ainda com isto disponibilizar informação de alto valor estratégico que usualmente não está disponível, ou é sigilosa, ou por diversas razões não são acessíveis as empresas, ou mesmo quando o são, acabam sendo de préstimo incompleto, ou são descontinuadas. Com isso viabilizará que se use a informação estratégica de base para delinear as estratégias empresariais, organizacionais e políticas públicas governamentais.


B) Possibilidade de financiamento adicional por parte de outras entidades públicas ou privadas:

Em paralelo a execução da presente proposta de construção da rede TT->INOVA, serão identificadas outras fontes de financiamento, nacionais e internacionais. No Brasil, país que irá coordenar o projeto, temos, por exemplo, a FINEP (www.finep.gov.br), o CNPq (www.cnpq.br), o SEBRAE (www.sebrae.com.br), o BNDES (www.bndes.gov.br), entre outros. Em nível internacional, destacam-se instituições que deverão ser consultadas, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (www.caf.com), o BID (www.iadb.org), que tem apoiado abordagens inovadoras e eficazes para enfrentar desafios do desenvolvimento econômico, social, institucional e ambiental da América Latina e o Caribe. As quais apresentam possibilidades de aderência e apoio as atividades c correlatas a esta proposta.


C) Compromisso de contribuições de instituições, montante e tipo de compromisso:
Todas as instituições não elegíveis para integrarem diretamente esta proposta assinaram TERMO DE PARTICIPAÇÃO e DECLARAÇÃO DE APOIO comprometendo-se a:


· Contribuir com aporte econômico não financeiro visando a consecução das ações, metas e atividades desta rede.
· Apoiar de diferentes formas, tais como: infraestrutura para realização de eventos, disseminação das atividades através de listas de contatos, envio de sugestões de ações de interesse mútuo, apoio aos eventos, apoio na busca de recursos financeiros nas instâncias pertinentes, entre outros.
· Apoio a ações de aceleração de transferência de tecnologia visando inovação aumento do sucesso das empresas graduadas/formadas, fortalecimento do ecossistema de inovação, aceleração da maturação das tecnologias inovadoras desde a sua concepção, até sua efetiva colocação no mercado, entre outras ações.
Cada organização deverá buscar apoio financeiro. No caso de diversos países, esse apoio se dá por Chamadas Públicas (Editais) ou por Projetos Encomenda (ações de estímulo do governo e empresas) que, a partir da formação da Rede TT->INOVA, deverão ser articulados e buscados de modo articulado transnacional.


D) Breve descrição do papel da empresa/representante do setor produtivo participante na proposta

Este projeto consiste numa rede de organizações que beneficiem diretamente empresas (setor produtivo) na fase de incubação, seus gestores e dos ambientes de inovação (Parques Tecnológicos, Estruturas Governamentais, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, entre outros), fortemente articulados.

 

7. Indicadores de seguimento e avaliação ex-post


Especifique os indicadores quantitativos específicos que devem ser aplicados no seguimento e avaliação ex-post:
15 Reuniões Virtuais e cinco Presenciais da Rede TT->I NOVA.
Quatro apresentações padrão da Rede TT->INOVA em 100% das home pages. Quatro Calendários Anuais de eventos, quatro Agendas anuais de interesse comum. Número de países participantes em cada Atividade.


Número de participantes novos da Rede TT->INOVA.
Dois Formulários (Identificação de Gargalos e Match Making).
Sete Mapeamentos (quatro de Gargalos e três de Match Making para transferência de tecnologia).
11 Relatórios: quatro de Projeto, sete Sumários Executivos (Gargalos e Match Making). Três rodadas de negociação de tecnologias.
Número de Match de potencial transferência de tecnologia realizado. Três painéis internacionais e 12 treinamentos.
Homepage e Diretrizes para a elaboração de uma Plataforma Transnacional de Match Making.
Sugestão de adequações de arcabouços legais para transferência de tecnologia transnacional.

 

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ - INCUBADORA INTEC (TECPAR-INTEC)
RUA PROFESSOR ALGACYR MUNHOZ MADER, 3775. CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA- CIC
81350010 - CURITIBA (PR)
Brasil

T +55 41 21043492

Coordenador: MARCUS JULIUS ZANON (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 
 

Investigadores a su cargo

    TECPAR-AGTI  
    - ARNALDO GLOGAUER O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
    - GILBERTO PASSOS LIMA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
    - JÚLIO FELIX O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
    - NELSON TADASHI OKUYAMA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
    - MANOELA E. B. ZORTÉA GUIDOLIN O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    
    - MARCIA REGINA D. O. CASAROTTO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
    - PAULO CESAR MIKOSZ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
    - JESSIKA NASSIF KORONTAI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
    - GUILHERME ZEVEDO GONÇALVES  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
  Num. de Investigadores: 9

 

Grupos Representantes de las Unidades de Investigación

Argentina

  • JUAN PABLO BUSTOS (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        UNCUYO - INCUBADORA  
        - CLAUDIA GRANDIA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - GUILLERMO MARÍN O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - JAVIER FIGUEROA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - MARTIN BENITO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - SOLEDAD CASTELLANO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - YAMILA MELJIM O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 6  

     

  • RUBEN ALDO MALIZIA (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        PTLC - SAPEM  
        - IGNACIO RINTOUL O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 1  

     

  • LUCAS DAVID BRUERA (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        IDEAR  
        - EDUARDO MATOZO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 1  

     

  • GUSTAVO BRUZZO (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco - UNPSJB  
        - FLAVIO PINO COSTA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - DEMIAN BARRY O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 2  
  • MARIA CECÍLIA RISSO (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Investigadores a su cargo

        GOBIERNO DE LA PROVINCIA DE SANTA FE - MINISTERIO DE CIENCIA, TECNOLOGIA E INNOVACIÓN PRODUCTIVA  
        - JOSÉ MARIA VELAZQUEZ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - ELENA GASPARRI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - BRENDA ROJAS O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 3  

     

Bolívia

  • EDUARDO ZAMBRANA (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        UTT-EMBATE  
        - ARIEL SARMIENTO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - CARLOS ACEVEDO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - RODRIGO ECHEVERRÍA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - WENDY SANZETENEA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 4  

Brasil

  • GABRIEL SANT'ANA PALMA SANTOS (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        MIDI TECNOLÓGICO  
        - KAMILA BITTARELLO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - LETÍCIA ALBINO ALVES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - SCHEILLA LUCAS DA SILVA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 3  

     

  • ANGÉLICA MENDES SALLES (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

     

    Investigadores a su cargo

        BIOMINAS  
        - EDUARDO SOARES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - RAFAEL SILVA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 2  

     

  • TONY CHIERIGHINI (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        CELTA  
        - ALEXANDRE STEINBRUCH O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - CARLOS BIZZOTTO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - FERNANDA MARTINS O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - LEANDRO CARIONI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - THAINA ADAMI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 5  

     

  • JULIA BLOOMFIELD GAMA ZARDO (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        IG  
        - CATIA ARAUJO JOURDAN O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - JOSÉ ALBERTO SAMPAIA ARANHA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - PAULA ARAUJO PEREIRA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - PRISCILA PERILLIER O'REILLY DE O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 4  

 

  • JOÃO FRANCISCO PELEGRINO DOS REIS (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        SUPERA  
        - ANTONIO CARNEIRO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - BRUNA BUSSOLANI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - DALTON MARQUES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - EDUARDO CICCONI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - ÉRICO MORELI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - IVAN NALI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - LUIS SEGANTI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - MÁRCIO STURZBECHER O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - MARIO COSTA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - NATHALIA CESCHI O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - SAULO RODRIGUES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - WILLY GOES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 12  

 

  • LEANDRO POMPERMAIER (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        RAIAR  
        - CAMILA DILÉLIO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - FLAVIA CAUDURO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - GABRIELLA LEMOS O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - LEANDRO POMPERMAIER O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - MARINÊS B. AUDY O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - RAFAEL DA ROSA VASQUES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 6  

 

  • CLAITON EMÍLIO DO AMARAL (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        INOVAPARQ  
        - FRANCINE MATTIAZZI ULZÄFÄR O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - GABRIELA LEMOS CORRÊA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - LUIZ MELO ROMÃO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - MARCELO LEANDRO BORBA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - PATRÍCIA DE OLIVEIRA AREAS O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - SANDRA APARECIDA FURLAN O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - VANESSA DE OLIVEIRA COLLERE O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 7  

 

  • ROZANGELA CURI PEDROZA (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Investigadores a su cargo

        UFSC  
        - MANUELA PERLEBERG NUNES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - IRINEU AFONSO FREY O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - MARIANA ELEUTÉRIO RIBEIRO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 3  

     

Espanha

  • FRANCISCO JAVIER LAFUENTE SANCHO (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Investigadores a su cargo

        PRUAB  
        - CARLOS VALERO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - JUAN F. SANGÜESA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - JORDI SERRATOSA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - JULIA PALMA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 4  

 

México

  • OSCAR VAZQUEZ MONTIEL (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        I2T2  
        - AYDEÉ CORONADO CAVAZOS O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - CAROLINA CASTRO PEÑA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - DARIANA RODRIGUEZ SÁNCHEZ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - FRANCISCO ALVARADO BABUN O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - KARIM GIACOMAN O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - MARTHA LEAL GONZÁLEZ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 6  

 

Panamá

  • CASTILLO ZOILA (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        UTP  
        - MARIELA SALGADO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - YARISSA PALMA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 2  

 

Portugal

  • ANA SEGURO (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        IPN - INCUBADORA  
        - ANA FERREIRA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - GABRIELA RODRIGUES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - JOÃO RODRIGUES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - LUIS ALEXANDRE O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - LUIS ANDRADE O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - NELMA FIGUEIREDO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - PAULO SANTOS O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - SÔNIA ALVES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - TÂNIA CORDEIRO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - TELMA FRECHES O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 10  

     

  • ROGÉRIO NUNES NOGUEIRA (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Investigadores a su cargo

        CREATIVE SCIENCE PARK - AVEIRO REGION  
        - HUGO FILIPE CASQUEIRA COELHO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - CÁTIA CRISTINA PEREIRA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - RAUL PINTO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 3  

     

Uruguay

  • FERNANDO AMESTOY (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

    Investigadores a su cargo

        KHEM-IPTP  
        - CATERINA RUFO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - CRISTINA MONTERO O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - LAURA VERA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
        - VITORIA VILA O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
      Num. de Investigadores: 4  

     

Num. total de grupo: 21
Num. total de investigadores: 97

 Documentos Importantes do Projeto - Clique aqui

Idiomas / Language

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Busca