Histórico da Rede de PI e TT do Paraná

Rede de PI e TT do Patraná

Rede de PI e TT do Paraná

MISSÃO DA APPI – Agência Paranaense de Propriedade Industrial do TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná

Desde sua fundação com o apoio da Fundação Araucária em agosto de 2002 a missão da APPI, Núcleo de Inovação Tecnológica do Tecpar, tem sido contribuir com a sociedade paranaense e Núcleos de Inovação Tecnológicas das Instituições Científicas e Tecnológicas incentivando a inovação, transferência de tecnologia, treinamento, capacitação e uso do sistema de propriedade intelectual.

Objetivo Geral

Manutenção da Política Institucional de Gestão da Propriedade Intelectual do TECPAR, viabilizando a proteção e registro de processos/produtos tecnológicos com potencial de gerar resultados econômicos de curto e médio prazo.

A APPI tem atuado na comunidade acadêmica de forma ativa, sendo as atividades contínuas e diversificadas, atendendo com eficiência as solicitações diárias, como também cumprindo o planejamento anual das atividades. Além disso, a manutenção e o aprimoramento da APPI possibilitarão ao TECPAR ampliar, nos próximos dois anos, ainda mais a interação entre o Instituto e o setor empresarial, pois está capacitada para proteger o conhecimento gerado em seu âmbito e com certa experiência com contratos que envolvem a Propriedade Intelectual, assegurando que os direitos sejam resguardados. Espera-se como resultado da manutenção da APPI um aumento nos registros e depósitos de propriedades intelectuais do TECPAR e do Estado do Paraná, o que representa um dos seus principais objetivos.

HISTÓRICO DA APPI

A APPI, Agência Paranaense de Propriedade Industrial, Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR foi criada em 2002.

A APPI do Tecpar criou a Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual, que foi iniciada em janeiro de 2003, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR através da Agência Paranaense de Propriedade Industrial – APPI com recursos do Fundo Verde Amarelo (projeto CNPq), visando estimular e disseminar a cultura e a prática de propriedade intelectual além de incentivar a transferência de tecnologia no contexto universitário e em Centros de Pesquisas Paranaenses.

Em novembro de 2004 foi implementado o Escritório de Transferência de Tecnologia na UFPR numa parceria com o TECPAR/APPI, também com recursos do CNPq (Edital CT-Verde Amarelo/MCT/CNPq/Programa TIB nº 034/2004 – Processo nº: 507659/2004).

Em agosto de 2006, o TECPAR, por meio da APPI, foi aprovado na chamada pública MCT/FINEP/Ação Transversal – TIB – 02/2006 cujo objetivo foi o apoio financeiro a projetos de implantação, implementação e fortalecimento de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT), conforme definido pela Lei Nº 10.973. Fizeram parte deste projeto o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR/APPI) e outras seis Instituições (UFPR – Universidade Federal do Paraná, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste, UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, REPARTE – Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos e IEP – Instituto de Engenharia do Paraná).

Em 2010 foi aprovado o Edital MCT/SETEC/CNPq nº 013/2009, Pró-inova – Eventos de Tecnologia e Inovação, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq).

A partir de março de 2013 a APPI transformou-se em AGTI do Tecpar:

 ATI – Agência Tecpar de Inovação

A Agência Tecpar de Inovação desenvolve as atividades de prospecção e inteligência tecnológica. Nela são realizadas todas as tarefas relativas à gestão da propriedade intelectual dos produtos, processos e serviços, desde o projeto a sua elaboração, com foco em oportunidades de negócios.

A unidade é coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná – NITPAR e da Rede TT→ INOVA e participa do projeto PTV PARANÁ.

O trabalho da Agência Tecpar de Inovação também se estende à proteção do conhecimento tecnológico gerado internamente, bem como na sua difusão por meio de treinamentos. Ela é quem gerencia o processo de transferência de tecnologia. Todo o trabalho realizado pela Agência Tecpar de Inovação está submetido ao Código de Conduta do Tecpar.

A Agência possui quatro unidades organizacionais, com as seguintes atribuições:

Escritório de Propriedade Intelectual: realiza estudos de prospecção tecnológica, gestão da propriedade intelectual do Tecpar, pesquisa de anterioridade em patentes, difusão da cultura da propriedade intelectual e prospecção de editais de fontes de fomento nacionais e internacionais 

Parques e Incubadoras Tecnológicas: estimulam e oferecem apoio ao processo de geração e consolidação de empresas de base tecnológica em áreas estratégicas para a sociedade. 

Setor de Informações Tecnológicas: trabalha com ferramentas avançadas de Data Analytics, Gestão de Projetos e Simulação de Processos, oferecendo apoio especializado para que as empresas se reinventem e acessem a novos mercados.

Idiomas / Language

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Busca