• NIT
  • FIEP
  • UNIOESTE
  • IAPAR

Tecpar e Univille participaram do terceiro treinamento do Método CAF desenvolvimento acelerado de Patentes Tecnológicas no Paraguai

Paraguai promove o desenvolvimento de tecnologias patenteáveis com terceira oficina

Com o apoio do Projeto Rede TT->Inova, apoiado pelo CYTED, o Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar e a Universidade da Região de Joinville- Univille participaram do terceiro treinamento no desenvolvimento acelerado de Patentes Tecnológicas no Paraguai, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e pela Direção Nacional de Propriedade Intelectual do Paraguai (DINAPI), para esta edição, com 57 representantes de várias entidades públicas e privadas do Paraguai.

O workshop aconteceu de 30 de outubro a 3 de novembro de 2017, foram trabalhados a conceituação e o registro de tecnologias patenteáveis.

Participaram os colaboradores do Tecpar: Marcus Julius Zanon e Arnaldo Glogauer da Agência Tecpar de Inovação e Lucianna Freitas Oliveira de Lima da Garantia da Qualidade e Regulatórios. Por parte da Univille participaram: Josiane Costa Riani, Ana Carolina Vavassori de Freitas Wonspeher, Marcio Roberto Nenevê e Andréa M. Bauer Tamanine, todos da Agência de Inovação da Univille. Como resultado no total 15 grupos geraram 48 conceitos tecnológicos passíveis de patenteamento, Tecpar e Univille geraram 7 conceitos tecnológicos para as duas Instituições.

O workshop funcionou no âmbito do Método CAF para o desenvolvimento acelerado de patentes, que já conseguiu a conceitualização de mais de 750 conceitos tecnológicos desenvolvidos por 650 profissionais treinados. Esses resultados impactam diretamente nos Indicadores de inovação tecnológica na região.

O método CAF para o desenvolvimento acelerado de patentes é implementado em 6 países da região (Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai e México). Com este tipo de iniciativas, pretende aumentar a capacidade de gerar mais pedidos de patentes no Paraguai e seu registro no país e nos USPTO – Escritório de Patentes dos Estados Unidos da América, para posterior comercialização. Este importante esforço de treinamento para a conceituação e registro de tecnologias patenteáveis do setor público e do setor privado beneficiará o desenvolvimento e a renda do país.

As duas edições anteriores deste workshop no Paraguai foram realizadas em março e julho deste ano, em que foram treinados 104 participantes e foram gerados 114 conceitos tecnológicos que estão prontos para iniciar o processo de patentes em escritórios internacionais durante os próximos meses graças ao acordo assinado entre a CAF e a CONACYT, cujo principal objetivo é promover atividades e programas na área de inovação tecnológica.

Idiomas / Language

Portuguese English French German Italian Russian Spanish